20/03/2013

Como na Austrália, imprevisibilidade dos pneus deve marcar GP da Malásia

  Uma corrida tão emocionante quanto a vencida por Kimi Raikkonen na abertura do Campeonato Mundial de Fórmula 1, na Austrália, é o que se espera do Grande Prêmio da Malásia, que acontecerá neste fim de semana, no circuito de Sepang.  

O "ás na manga" para uma prova cheia de alternativas, como aconteceu no circuito de Melbourne, mais uma vez será o rendimento dos pneus. A diferença, é que nesta segunda prova, a Pirelli decidiu pela utilização dos pneus tipo duro e médio.  

A previsão é que os pilotos precisem fazer três paradas durante a corrida, estratégia que levou Fernando Alonso, com a Ferrari, à vitória no ano passado. No último fim de semana, a maioria dos competidores também precisou de três pit stops, mas o finlandês, só precisou de dois, o que foi decisivo para sua vitória.


O espanhol, bicampeão mundial em 2005 e 2006, um ano depois de subir ao topo do pódio atingirá na Malásia neste ano uma marca especial, chegando ao seu GP de número 200 na Fórmula 1. O número, no entanto, pode ser contestado, já que em duas provas (Bélgica, 2001, e Estados Unidos, 2005) Alonso participou da semana, mas não largou na corrida.

O espanhol chegou a categoria em 2001, correndo pela Minardi. Desde então, além dos dois títulos, obteve 30 vitórias, 22 poles e 57 pódios.

Agora, a Ferrari, de Alonso e Massa, e a Red Bull, do atual tricampeão Sebastian Vettel, correm atrás da Lotus, mais precisamente de Raikkonen, líder do Mundial, com 25 pontos. Na sequência, da classificação estão justamente o trio Alonso, Vettel e Massa, nesta ordem.



O Grande Prêmio da Malásia é disputado desde 1999 e se caracteriza pelas altas temperaturas, além da alta possibilidade de chuvas. Normalmente a temperatura gira em torno dos 30ºC, e a umidade do ar chega perto dos 80%, um grande desafio para pilotos, mecânicos e engenheiros.

Na última temporada, a chuva marcou a corrida, que Alonso venceu após largar no oitavo lugar.
O GP começou com um forte temporal, que obrigou a paralisação da prova na nona volta. Na retomada, o espanhol assumiu a liderança e se segurou, mesmo com o forte ataque do mexicano Sergio Pérez, então na Sauber.

A 15ª edição do Grande Prêmio malaio começará oficialmente na sexta-feira local, com as duas primeiras sessões de treinos livres, que no horário de Brasília acontecerá às 23h de quinta-feira e às 3h de sexta-feira. No sábado, às 2h (horário de Brasília), acontecerá o terceiro treino livre.

O treino de classificação acontecerá três horas depois da última sessão livre. No domingo, às 5h (horário de Brasília), será dada a largada para as 56 voltas da prova no circuito de Sepang. 
Fonte JPonline
Publicado Por: Agência Efe  

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

RENDA ONLINE

Veja Também

COLETE MOEDAS VIRTUAIS

Earn Free Bitcoin

Visitas ao Blog

Seguidores

BLOG AMIGO

Blog Archive

Pages

Copyright © Formula1 em Foco