05/06/2013

O rumor da aposentadoria de Adrian Newey

Adrian Newey (Divulgação) 
Adrian Newey (Divulgação)
A F1 é cheia de rumores, fofocas, desmentidos e negações, que muitas vezes não são tão verdadeiras assim. A última que está correndo no paddock da categoria é sobre uma possível aposentadoria de Adrian Newey, o projetista por trás dos carros da Red Bull, no final de 2014.
É preciso prestar atenção que a novidade foi lançada por um veículo que normalmente não dá bola fora, a alemã “Auto Motor und Sport”, uma das melhores revistas de automobilismo do mundo. O engenheiro, um dos grandes nomes das pranchetas na história da F1, estaria descontente com o caminho que a categoria está tomando com o novo regulamento de motores e pensando em ir descansar.
“Aqueles que estão especulando no paddock acreditam que Adrian Newey irá parar no final de 2014. O gênio do design frequentemente expressa sua frustração com o aumento das restrições do regulamento, e teme que a nova Era do turbo irá fazer da F1 um campeonato de motores”, afirma a publicação.
Seria uma chacoalhada importante no Mundial. Apesar de muitas vezes ser um pouco supervalorizado (muita gente esquece a coça de anos que ele tomou de Rory Byrne no começo dos anos 2000 quando estava na McLaren e o rival na Ferrari), Newey é com certeza um ponto de desequilíbrio na F1 atual. Suas inovações, diversas vezes no limite (ou um pouco além) do regulamento, são famosas para os que acompanham a categoria mais de perto.
Além disso, ele já estaria pensando em desacelerar um pouco. Aos 54 anos, talvez, iniciar a incursão em novos projetos, como no ramo automotivo, caminho que outros engenheiros famosos da F1 já fizeram quando quiseram se afastar um pouco do furor dos GPs. Ele mesmo já admitiu que gostaria de um dia se dedicar a projetos de veleiros de corrida.
E o que aconteceria com a Red Bull? O projeto da empresa no Mundial foi montado desde o começo em torno de Newey. A equipe contratou o inglês ao final de seu primeiro ano, em 2005, e lhe deu carta branca para montar a sua equipe de projetistas. Até por isso, caso eles consigam manter a maioria desses nomes após uma suposta saída do engenheiro principal, o time austríaco deve conseguir continuar entre os grandes sem muita dificuldade.
James Allison (Divulgação)
James Allison (Divulgação)
Mesmo assim, quem seria o nome para liderar os projetos da Red Bull? A própria “Auto Motor und Sport” especula que James Allison seria o nome preferido. O inglês tem uma carreira bastante consistente e seu nome cresceu muito no paddock nos últimos anos. Formado em engenharia aeroespacial, ele começou como aerodinamicista na Benetton no começo da década 90 e, depois de uma rápida passagem pela Larrousse, retornou à equipe como chefe de aerodinâmica. Em 2000, foi trabalhar na Ferrari, onde ficou por cinco anos, até voltar a se transferir para a Renault (ex-Benetton).
Em 2009, ele assumiu definitivamente o cargo de diretor técnico da equipe, que mais tarde se tornaria a Lotus, e é apontado como um dos principais motivos para a evolução do time nos últimos anos. Muitos jornalistas afirmam que Kimi Raikkonen é um defensor de seu trabalho.
Há pouco menos de um mês, ele anunciou que estava deixando a equipe inglesa. Os primeiros rumores, até estas últimas informações da “Auto Motor und Sport”, eram de que a Ferrari já estava em contato para tentar levá-lo para Maranello.
De olho no crescimento do burburinho, a própria Red Bull fez questão de desmentir que Newey está realmente pensando em parar e que está de olho em Allison, que segue com seu futuro incerto. Mesmo assim, até que alguma peça faça um movimento mais definitivo (renovação para Newey ou um novo emprego para Allison), os rumores seguirão com força. Ferrari? Red Bull? Williams? Newey realmente irá parar? Bem, é mais uma novelinha para acompanharmos nessa F1 que adora historinhas
FonteTazio

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

RENDA ONLINE

Veja Também

COLETE MOEDAS VIRTUAIS

Earn Free Bitcoin

Visitas ao Blog

Seguidores

BLOG AMIGO

Blog Archive

Pages

Copyright © Formula1 em Foco